Qualidade gráfica em música
Tipografia (tip[i/o]- + -grafia; f.hist. 1789 typographia) - 1. a arte e a técnica de compor e imprimir com uso de tipos. 2. conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica (desde a criação dos caracteres até a impressão e acabamento). 3. estabelecimento destinado a composição, paginação e impressão tipográfica. (HOUAISS)

A Editora Tipografia Musical resgata a tradição das casas editoriais especializadas em música, publicando métodos (ensino de instrumentos, técnicas e musicalização infantil), literatura musical (ensaios, biografias, estudos) e repertório (tradicional e contemporâneo). Com longa experiência em produção e comércio de livros e partituras, seus editores acompanham de perto cada etapa do processo de publicação, da revisão e organização dos manuscritos e textos originais à verificação da impressão final. Detalhes como projeto gráfico, design de capa, papel e acabamento são pensados para tornar cada produto acessível, único e permanente.

Remar contra a homogeneização e em prol da preservação da música clássica brasileira é um dos principais objetivos da editora. Para isso, uma de nossas linhas de publicações preza pelo resgate de repertório de nomes consagrados, como Francisco Mignone, Villa-Lobos, Lorenzo Fernández etc., e pelo registro de compositores brasileiros contemporâneos. Com partituras voltadas para estudo, pesquisa e performance, as publicações contam com textos de apresentação bilíngues (português/inglês), escritos no geral por especialistas, e com um processo de revisão cuidadoso do texto musical (partitura) que trata com respeito o compositor e seus intérpretes.

Com uma proposta de renovar o cenário da pedagogia e da pesquisa musical no país, investimos sempre em novos autores, com novas abordagens metodológicas de ensino e de investigação, valorizando o trabalho e o esforço de professores, pesquisadores e estudiosos da música clássica e popular. Buscamos, assim, dar relevância à nossa diversidade musical em sua ampla identidade, representatividade e especialidade.

Interessados também pelas outras artes, lançamos a Série Outras Grafias, voltada para publicação de poesia, literatura, cinema, história, ensaios etc.  

Iniciamos nossas atividades em 2015, de modo independente, e desde então vimos consolidando nosso catálogo e atuação. Nada disso seria possível sem nossos colaboradores, sem a parceria de livrarias e distribuidores, sem a apreciação crítica da imprensa especializada e sem os nossos leitores e seguidores, que acreditam e caminham conosco nesse trajeto de resistência e de reconhecimento da diversidade musical.

Os editores

0
  • Instagram ícone social
  • Facebook clássico
  • Twitter clássico
  • YouTube Social  Icon
Logo ETM extenso.jpg