top of page
Qualidade gráfica em música
Tipografia (tip[i/o]- + -grafia; f.hist. 1789 typographia) - 1. a arte e a técnica de compor e imprimir com uso de tipos. 2. conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica (desde a criação dos caracteres até a impressão e acabamento). 3. estabelecimento destinado a composição, paginação e impressão tipográfica. (HOUAISS)

A Editora Tipografia Musical resgata a tradição das casas editoriais especializadas em música, publicando partituras (repertório tradicional e contemporâneo), métodos (ensino de instrumentos, técnicas e musicalização infantil) e literatura musical (ensaios, biografias, estudos). Atua desde 2015, de modo independente, com uma proposta de renovar o cenário da pedagogia e da pesquisa musical no país, investindo em novos autores, com novas abordagens metodológicas de ensino e de investigação musical, valorizando o trabalho e o esforço de professores, pesquisadores, estudiosos e compositores da música clássica e popular.

 

Com longa experiência em produção e comércio de livros e partituras, seus editores acompanham de perto cada etapa do processo de publicação, da revisão e organização dos manuscritos e textos originais à verificação da impressão final. Detalhes como projeto gráfico, design de capa, papel e acabamento são pensados para tornar cada produto acessível, único e permanente.

A preservação da música brasileira é um dos principais objetivos da editora. Portanto, uma de nossas linhas editorial consiste no registro de repertório de nomes consagrados, como Francisco Mignone, bem como de compositores brasileiros contemporâneos. Com partituras voltadas para estudo, pesquisa e performance, as publicações contam com textos de apresentação bilíngues (português/inglês), escritos no geral por especialistas, e com um processo de revisão cuidadoso do texto musical (partitura) que trata com respeito o compositor e seus intérpretes.

 

Buscamos, assim, dar relevância à nossa diversidade musical em sua ampla identidade, representatividade e especialidade.

Interessados também pelas outras artes, lançamos a Série Outras Grafias, voltada para publicação de poesia, literatura, cinema, história, ensaios etc.  

Nada disso seria possível sem nossos colaboradores, sem a parceria de livrarias e distribuidores, sem a apreciação crítica da imprensa especializada e sem os nossos leitores e seguidores, que acreditam e caminham conosco nesse trajeto de resistência e de reconhecimento da diversidade musical.

Os editores

Logo ETM extenso.jpg
bottom of page